X FESTIVAL POPULAR AMÉRICA CENTRAL POESIA DE ESTELÍ
A décima edição do Festival Popular América Central de Poesia está dedicada ao professor, historiador e poeta João Urbina Oségueda, original da comunidade El Ocotillo, município de San Nicolas de Oriente, no departamento de Estelí.
Nasceu em 24 de junho de 1945, filho primogênito de Cervando Urbina Gadea, agricultor, e por Sixta Osegueda Mendoza, dona de casa. Aos 8 anos de idade deu o primeiro Passo em trabalhos do cortar a terra e manusear gado e cavalos, ao lado dos pais, com o facão, a pá, o semeador, e a pedra feito rolar cavaleiros, para acampamento o aproveitar de ganho do padrão.
Com o curso do tempo trabalhado como trabalhador no campo do cortar tabaco, em todas as fases do processo e na Manufaturação industrial. Com grandes esforços conseguiu estudar para a carreira de Magistério na Escola Normal de Esteli, e com com seu conhecimento acadêmico pôde atuar como professor. Ele participou na Grande Cruzada pela Alfabetização (CNA). ELE declarou como correspondente de “Punho no Alto” e
"Livro aberto". Ele era apaixonado por arte e Cultura, razões que o levaram a ser parte da equipe de promotores e fundadores da Casa de Cultura Leonel Rúgame del Diamante de Las Segóvia.
Mas através de um publicação escrita em Fevereiro de 2020, Urbina disse que "a poesia é o professor com a quadro branco na mão, a livro aberto e dando a aula na frente aos alunos, andando de um lado a outro, o estudante atento aos ensinamentos e ao cheiro do professor.”
De 1990 até o início do ano Em 2000, atuou como inspetor do Ensino Secundário no Instituto Nacional Francisco Luís Espinosa (INFLAR), Esteli. Além do mais, ocupou outros cargos em instalações públicas, como a pessoa responsável de serviços administrativos do Instituto Técnico Florestal (INTECFOR), em Santa Cruz.
Junto com Roberto Loaisiga formado papel do equipamento organizador de festivais de poesia popular centro-americana.
Faleceu em vinte de Outubro 2022. Ele dia seguindo era atributo no papel das autoridades do prefeito de Estelí.
Entre as criações literárias tem livros: "As Caiteadas de Vestir Filipe" e "Ele Yankee de Jocote", e dois inédito: “Retábulo do diamante “Las Segóvias” e “Contas e lendas do Diamante de Las Segovias”.
*
Nenhum comentário:
Postar um comentário