19º Festival Visões Periféricas
Temos a alegria de informar que já estão abertas as inscrições para o 19º Festival Visões Periféricas, evento anual voltado a produções audiovisuais das periferias brasileiras ou que abordem temáticas marginalizadas.
No ano passado, tivemos filmes premiados de Pernambuco (Tijolo por Tijolo), Bahia (Quem é essa mulher), Minas (O lado de fora fica aqui dentro), Goiás (Juvana de Xakriabá), Rio de Janeiro (Nossa querida Jabebiracica) etc.
Entre as temáticas, destacaram-se a precarização do trabalho, apagamentos de histórias negras, resistência indígena, amores LGBT+ etc.
É uma oportunidade especial para novos talentos da periferia mostrarem suas produções em audiovisual.
As inscrições vão até 20 de setembro. Grátis!
Espero que possam divulgar (fotos da última edição, 2025).
Abaixo, o release.
Abs,
Júnia
21 99124 6358
Festival Visões Periféricas seleciona filmes para mostras competitivas em 2026.
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas online, até 20 de setembro.
Já estão abertas as inscrições para o 19º Festival Visões Periféricas, evento anual de cinema voltado a produções audiovisuais das periferias brasileiras ou que abordem temáticas marginalizadas. Valem filmes de curta média e longa metragens, produzidos a partir de setembro de 2024. As inscrições devem ser feitas no site do festival, de forma online e gratuita, de 12 a 20 de setembro de 2025. Os filmes selecionados serão exibidos em março de 2026, de forma presencial no Rio de Janeiro e online. Todos receberão troféus e os melhores ganharão um prêmio em serviços de filmagem. A 19ª edição do Festival Visões Periféricas é um projeto da Supimpa Produções Artísticas e Culturais, com patrocínio do Banco Itaú.
Os cineastas podem inscrever seus trabalhos em três mostras competitivas: Fronteiras Imaginárias, voltada a filmes de até 25 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema, para filmes de até 25 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; e Panorâmica, para filmes com duração de no mínimo 40 minutos (média e longa metragens). “Valem obras documentais, ficcionais, experimentais, entre outras, desde que dentro dos limites de tempo, tamanho, resolução e de acordo com a mostra proposta. Também não há restrição quanto aos gêneros, e filmes com audiodescrição e legendas descritivas são muito bem-vindos”, explica Márcio Blanco, idealizador e diretor do evento. Para se inscrever, basta entrar no site do festival, conferir o regulamento, preencher uma ficha e encaminhar os trabalhos por lá mesmo, com fotos, stills, cartaz, links e respectivo material de divulgação.
Em dezembro de 2025, o festival divulgará a lista dos filmes selecionados, por meio do site e redes sociais. Cada participante receberá um troféu e um prêmio oficial do festival. Um júri escolherá uma obra de cada mostra competitiva como vencedor. Haverá também o prêmio de melhor filme eleito pelo júri popular. A exibição e premiação ocorrerão entre os dias 6 e 8 de março de 2025. Em caso de dúvidas, o candidato pode encaminhar um e-mail para: contato@visoesperifericas.com.br
SOBRE O FESTIVAL
Realizado anualmente, o Festival Visões Periféricas é uma plataforma de difusão de projetos audiovisuais produzidos nas periferias do Brasil. Criado em 2007, foi o primeiro festival de cinema no país a se dedicar exclusivamente a esse recorte de curadoria. Sua missão é levar a produção audiovisual de qualidade das regiões periféricas a espaços culturais de excelência do país. Ao longo de19 anos, o evento vem promovendo a circulação de filmes criados por produtores que vivem em áreas marginalizadas, dando visibilidade a esses talentos, propiciando sua inserção na indústria do audiovisual e estabelecendo conexões com grandes players do mercado. Outro aspecto importante do festival é ser uma janela para as temáticas que permeiam o dia a dia das comunidades periféricas, incluindo questões de identidade, raça, território, gênero, trabalho etc. Em 2024, participaram do festival 51 de produções nacionais, entre curtas, médias e longas-metragens, divididas em três mostras competitivas e uma não-competitiva.
Regulamento: clique aqui e conheça os requisitos antes de inscrever seu filme.
SERVIÇO
Festival Visões Periféricas 2026
Inscrições para as mostras competitivas
Local: www.visoesperifericas.com.br
Data: de 12 a 20 de setembro de 2025
Gratuito
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Júnia Azevedo
(21) 99124 6358 / (21) 2122-3029
Premiação 2025 - Larissa Barbosa e Fernanda Vigigal entre Rafael Carvalho da Itaú Cultural Premiação 2025 - Victoria Alvares_Cris e Quentin De la Roche, premiados pelo filme Tijolo por Tijolo, em 2025 Festival 2025_Quézia Lopes, Joel Zito Araújo e Márcio Blanco
Visualizar todas as imagens em alta resolução
JUNIA AZEVEDO
(21) 99124-6358
*